“Não me considero feminista porque é um termo sexista e exclusivista.”


Fonte:   https://ocontraditorio.com/ladodireitodaequidade/antifeministas/judith-woods/judith-woods-considero-feminista-termo-sexista-exclusivista/  

— Judith Woods, jornalista inglesa, 2015.


Há alguns incidentes que podem atordoar um clube do livro para silenciar.Não mais Nachos. Um saca-rolhas extraviado. Uma confissão chocante.

Com uma lista de leitura tão variados como Amerikanah de Chimamanda Ngozi Adichie e de Zola The Beast Within, meus colegas clubbers livro do sexo feminino são um, engraçado, politicamente engajada, grupo bondoso ferozmente inteligente.

“Eu não sou uma feminista”, mas de qualquer forma, que era a essência. Cue uma ingestão coletiva de ar, em seguida, um silêncio ensurdecedor.

Eu lutava para explicar que eu não era nem uma esposa de Stepford, nem eu estava fazendo um Katie Hopkins e provocando por causa da provocação.

Não é que eu não acredito em direitos das mulheres, Eu sou uma das cinco irmãs levantadas pela minha mãe em uma família monoparental. Eu tenho duas filhas. Eu às vezes luta para não pensar secretamente mulheres são superiores em todos os aspectos.

I patrocinar uma menina peruana pequena através do Plano de caridade internacional, que dirige uma Porque eu sou uma campanha menina para ajudar a sua situação em todo o mundo. Eu acredito na igualdade para o meu núcleo.

Mas acho que a palavra “feminista” não me cabe. Ou talvez eu não me encaixo nele.

De acordo com todas as mulheres rebeldes de Kira Cochrane, publicada em 2013, que estão atualmente na quarta onda do feminismo. Os três anteriores equiparar aos Suffragettes que ganharam a votação início do século passado, em seguida, os anos 1970, quando o movimento de libertação da mulher, com razão abriu caminho.

A terceira onda, nos anos 1990, foi menos facilmente definidos. Mais individualista, que incidiu sobre os papéis de gênero Girl Power. Assim que foi-nos ordenado, certo?

Errado. Escaramuças foram ganhos na batalha dos sexos, mas a guerra está longe de terminar.

Agora em 2015, temos Equality Party das Mulheres (WEP).

E tanto quanto eu contestar contra o nome de divisão do partido, eu posso entender sua lógica contundente.

As mulheres continuam a ficar para trás no pagamento. Nós ainda são pouco representados nos conselhos de administração. E a Câmara dos Comuns. Apesar de fazer-se mais de 50% da população, a nossa presença em lugares de poder é a excepção e não a regra.

Eu estava em falta para saltar para uma conclusão sexista? Ou será que a mentira culpa no meu condicionamento cultural, pois é muito raro ver quatro mulheres juntas na tela, a menos que seja por uma razão específica do gênero? Ambos, eu diria – mas principalmente o último.

Isso precisa mudar. Claro que sim, para nós e para nossas filhas.

Esta próxima geração está a enfrentar desafios únicos na muitas vezes terrivelmente, mundo violentamente misógina dos meios de comunicação social.

Mulheres que falam são rotineiramente bombardeados com ameaças de estupro; mesmo para promover a causa livresco de Jane Austen em uma nota de banco.

E é aí que reside o cerne da questão. Como eu desajeitadamente tentou explicar para o meu grupo livro, eu não senti o rótulo do feminismo era algo que eu poderia me aliar a porque é um termo com base no gênero que carece de diversidade, que exclui tanto quanto ele inclui.

Para meus ouvidos, o feminismo (quarta geração ou não) soa antiquado, pesado, carregado de clichê. Mulheres questões ‘s são questões da sociedade.

Mais importante, a própria palavra aliena os mesmos homens que devemos trazer conosco para que possamos reformular nossa sociedade como moderna e igualitária e voltada para o futuro.

Precisamos de movimento de uma mulher para o século 21, mas que tem de começar – de que outra forma em nossa época imagem-consciente? – Com a mãe de todos os exercícios de re-branding. O melhor resultado seria uma nova bandeira sob a qual ambos os sexos podem marchar. Juntos.

Estou envergonhado de admitir que, quando eu ligado Newsnight esta semana e viu Kirsty Jovem entrevistando um painel de três mulheres, fiz a pat e (como se viu, facile) suposição de que eles estavam discutindo questões de literatura ou parentais. Eles eram MPs falar de política.

— Judith Woods, “Why I can’t call myself a feminist”, The Telegraph, 23.07.2015. http://www.telegraph.co.uk/women/womens-life/11758108/Why-I-cant-call-myself-a-feminist.html

Comentários