“Dizem que homens se matam porque não pedem socorro, mas serviços de socorro estão contra eles.”


Fonte:   https://ocontraditorio.com/ladodireitodaequidade/direitos-dos-homens/jasmin-newman/homens-matam-pedem-socorro-servicos-socorro-estao/  

— Jasmin Newman, psicóloga australiana, 2016.

O Australian Bureau de Statistics divulgou hoje a trágica notícia de um dramático aumento de 13% no suicídio durante o período de 2014. Para os homens, isso significava um total de 2.160 mortes, um 241 adicional sobre o ano anterior. Esta apresenta agora como 41,5 homens por semana.

Em média, quarenta e um homens morrem a cada semana na Austrália, e ainda assim ninguém está falando sobre o elefante na sala!

Esta imagem demonstra o aumento dramático no suicídio masculino entre 2013 e 2014 e uma tendência assustadora e contínua desde 2005.

Jaimes Walch deixou este comentário no Facebook de Lifeline Austrália página hoje. Ele me marcou fortemente porque eu sei como perigosamente perto Jaimes veio a ser um ano passado estatística.

Eu desejo que isso não era verdade, que é e que só está piorando. Eu vi o “tradie leva sua vida a cada segundo dia” história e tenho visto outras histórias. A única história que eu não vi um em por que os homens gostam de mim, assim como eu, estão fazendo isso.

A única história que eu quero ver é aquele em que a ação é tomada, eu quero ler sobre a ajuda disponível para os homens, eu quero ver a ajuda para os homens. E sim real, as mãos nos ajuda. Quero ver uma história sobre a verdade. Eu quero ver os dados reais sobre as circunstâncias da vida que cercam esta tragédia muito regular.

Por que isso acontece que a qualquer momento alguém menciona o Tribunal Direito de Família ou Agência de Apoio à Criança e ao suicídio na mesma frase do quarto de repente aparece vazio, e há apenas eu e maior elefante você se recusa a ver deixado sozinho.

É hora de fazer algo sobre isso.

No início deste ano, tive o privilégio de conhecer a filha Jaimes do que ele lutou tão poderosamente no tribunal de família. Eu não poderia ajudar, mas se maravilhar com a relação de amor entre um pai que adora sua filha, e uma filha que idolatra cada movimento único pai faz. Esta é uma relação que foi quase impedido de ser.

Por que os homens bons têm que lutar tão duro para o seu direito de ser pai? E importante, por que não estamos falando sobre a luta de suas vidas, o que muitas vezes resulta em sentimentos de suicídio.

O que eu sei de ouvir milhares de pais que foram suicida é que as coisas mais comuns que estão lutando para sobreviver estão presentes nos sistemas e estruturas que deveriam estar trabalhando com eles, não contra eles. Mais notavelmente, estes são

  • tribunal de família
  • agências de apoio à criança
  • violência familiar
  • serviços de proteção à criança

E, claro, a ruína financeira, falta de moradia e impotência que sentem quando tudo é tirado do meio deles.

Enquanto estas não são de forma que têm impacto sobre todos os homens que o suicídio, a minha experiência diz que eles pertencem a uma percentagem considerável que se tornam suicida.

Eu acredito que existem pressupostos brutas sobre homens e masculinidade que resulta na geração de pesquisa errado. Por exemplo, em 2012, Psicologia Austrália fez a afirmação de que os homens são mais insensíveis à dor quando supôs que os homens têm

destemor sobre a morte e insensibilidade a dor física. Maior capacidade adquirida para o suicídio entre os homens do que mulheres torna mais provável que os homens vão matar-se quando o suicídio está sendo considerado.

E ainda os homens com quem eu falo estão experimentando níveis extraordinariamente elevados de combates dor por seus direitos de ser pais aos filhos. A grande maioria dos homens não são insensíveis à dor, eles na dor enorme e é uma dor que é ignorado e rejeitado. Os homens que eu vejo tem uma tolerância muito alta para sobreviver encargos esmagadora, mas eles estão longe de nos sensíveis a ela de impacto.

Se continuarmos a empurrá-los para a borda através de sistemas que são definidas por eles para falhar como homens e pais, em seguida, a dor da morte torna-se menos do que a dor de sobreviver.

Este mesmo artigo passou a dizer

os homens têm uma maior tendência a não reconhecer ou responder às suas próprias emoções negativas ou angústia, que pode resultar em respostas emocionais mais crónicas e graves para os eventos adversos da vida (Goldney et al., 2002). Os homens são menos inclinados a comunicar sentimentos de desespero ou desesperança, e são mais propensos a apresentar uma atitude estóica no sentido de azar

E ainda assim os homens com frequência me dizer que sua dor é ignorado e os seus pedidos de ajuda recusada ou negada como válido. Isto aplica-se para ajudar linhas, a polícia e as várias agências que se destinam a apoiar as famílias. Os homens estão falando, mas ninguém está preparado para ouvir.

jovens do sexo masculino também são de alto risco de suicídio e isso me leva a questionar o impacto da orfandade em crianças que foram alienados de um pai amoroso. Com uma alta prevalência de mães solteiras, por que nós não temos dados disponíveis sobre o impacto da criação dos filhos sem um pai assim?

Claro, devemos também respeitar o elevado número de suicídios de homens em populações indígenas.Estamos falhando estes homens também.

Beyond Blue é a organização encarregada com a maioria de nossa pesquisa suicídio. Enquanto eu não duvido da eficácia do bom trabalho que eles fazem, procurando em sua lista de estudos sobre homens que não conseguem encontrar um único artigo de investigação que pertence às experiências dos homens com assuntos judiciais da família.

Muito do que nós fornecemos em serviços é prestada num quadro feminino. O conceito de pedir ajuda quando em crise é uma fêmea, o que nem sempre é relevante para os homens. Se pudéssemos resolver a causa raiz de ansiedade e depressão em homens, especialmente pais, de forma prática, acredito que poderia começar a fazer uma diferença positiva.

Há muitas mulheres e alguns homens que são crítico do conceito de apoiar os homens dessa maneira. Eles afirmam que os homens precisam ‘possui seus problemas “e” assumir a responsabilidade”. Isto não é sobre a negação, isso não é sobre não ser responsável. Estes são os homens que a cada dia acordar com a história de terror de suas vidas, e cada dia que devem enfrentar uma batalha que iria desfazer Golias.

– ‎Jasmin Newman, “What Caused The Dramatic Rise In Male Suicide?”, Relating To Men, 8.03.2016.

Comentários