“Uma falsa acusação de estupro me custou R$847.000 em custos legais e 1 ano desempregado.”


Fonte:   https://7uvw.xyz/ladodireitodaequidade/direitos-dos-homens/paul-gambaccini/falsa-acusacao-estupro-custou-r847-000-custos-legais-1-desempregado/  

– Paul Gambaccini, ex-locutor de rádio da BBC, 2015.

A lenda do rádio Paul Gambaccini sofreu um ano de tortura psicológica quando foi falsamente acusado de estupro contra dois adolescentes.

Na semana passada, ele relatou o horror de uma caça às bruxas oficial, que o deixou incapaz, seus bens apreendidos.

Agora, em um extrato final apaixonado de sua preocupante novo livro, ele se enfurece contra os policiais e promotores Operação Yewtree que o manchada – na esperança desesperada de reforçar o seu caso ‘inventada’…

No dia em que o caso contra mim, finalmente, entrou em colapso – 10 de outubro de 2014 – Recebo um telefonema de uma ex-inquilino, um homem que chamarei de ‘Moscow Paul’. O que ele tem a dizer-me é explosivo. Um oficial da Polícia Metropolitana que voou para Los Angeles para entrevistá-lo chamou para dizer-lhe que o caso foi descartado e menciona o Met pensei que as chances de um processo bem sucedido eram tão baixos quanto 3-5%. Setenta a 80% é o padrão atual para um caso para avançar para tribunal.

Passei um ano em liberdade sob fiança por uma chance 3-5%?

Eu aprendi muitas coisas sobre o caso, já que meu advogado Kate Goold adquiriu dois achados de informações da Polícia Metropolitana.

Um deles era uma cronologia do caso que mostra que a acusação original foi feita em 04 de abril de 2013 (I foi preso em 29 de outubro daquele ano), o segundo foi um log caso parcial contendo a revelação impressionante que, em 5 de setembro de meu caso teve, na verdade, foi derrubado por ‘provas suficientes’.

O caso acabou antes mesmo que eu sabia que existia – e só foi reavivado quando o primeiro queixoso, que chamarei de ‘primária’, em seguida, deixou escapar o nome de uma segunda suposta testemunha para corroborar suas alegações de que eu tinha tomado parte em uma variedade de atos sexuais com eles entre 1978 e 1984, quando eram adolescentes. O log não indica que «secundária» foi entrevistado. Portanto, ele pode nunca ter feito um formal, admissível, alegação. Isto pode explicar por que a polícia recusou-se a oferecer-me uma transcrição do seu depoimento.

Eu não sei quando a polícia aprendeu sobre forma passada do primário de fazer uma acusação sexual supostamente falsa quando ainda estava na escola. Foi o meu ano sob fiança realmente baseado em uma alegação de uma testemunha pouco confiável juntamente com a alegação tênue de um homem só introduziu depois que o caso foi abandonada – ou se a polícia esperança de que, como em muitos casos Yewtree anteriores, a cobertura da imprensa iria encorajar novas alegações ?

Em fevereiro de 2015, 14 meses após sackloads de meus bens foram apreendidos, a polícia diz que eles devem ser devolvidos por dois oficiais. Eu digo a eles para deixar os itens no foyer. Não, os policiais gostaria de falar comigo.

Deixa comigo. Eles queriam pedir desculpas. E assim, em termos apenas ligeiramente guardados, eles fizeram.
“Eu realmente espero que você vai ficar bem”, disse um deles. Eles sabiam que tinha sido dado um caso ruim.

Com investigações Yewtree anteriores, a publicidade tinha incentivado novas alegações por parte do público. No meu caso, ninguém mais veio para a frente.

Eu perguntei se eles sabiam sobre fundos de suas testemunhas. “Nós sabemos tudo sobre os dois,” ele confirmou. ‘É impossível descobrir o que está na cabeça de alguém. ”

Este foi tão notável uma experiência como qualquer em um ano de eventos inconcebíveis. Dois policiais tinham pilgrimaged para a minha casa para confirmar que eu tinha sido injustiçado.

Seu comportamento contrastou com a do comissário da Polícia Metropolitana Sir Bernard Hogan-Howe.

Dada uma oportunidade de ouro para se desculpar ou declarar minha inocência quando perguntado sobre o meu caso por John Humphrys no programa Radio 4 Today, Hogan-Howe preferiu entrar em uma defesa de fiança polícia interminável.

Foi-me dito uma e outra vez a polícia temia que eu estava indo para processá-los. Este disse duas coisas. Primeiro, a polícia sabe que eu tenho razão para processar. Em segundo lugar, eles têm medo de processos judiciais, por isso se recusam a admitir qualquer erro.

Durante meses, eu resistir a todas as solicitações de entrevistas. Minhas feridas são tão crua que estou em perigo de transformar qualquer discussão em um discurso retórico. Então, eu receber um convite para depor perante Assuntos Internos Select Committee da Commons sobre o uso de fiança polícia.

Assim começa uma das semanas mais desagradáveis da minha vida. Eu escrevo um artigo para a apresentação à comissão que poderia ter sido legendado Fifty Shades Of Rage. Eu mostrá-lo para Kate Goold e meu marido, Christopher. Eles aberração.

Chris sugere que simplesmente fornecer um cronograma: as datas dúzia mostrando os detalhes da minha prisão e inúmeros rebails. Isto provou ser a contribuição mais importante que fiz à causa:

A Polícia Metropolitana chegou em vigor na minha casa às 4:38 em 29 de outubro de 2013. Eles me prenderam, tirou sackloads de pertences e me presenteou com alegações risíveis. I foi dada uma data do relatório de 8 de Janeiro de 2014.

Em 13 de Dezembro, Chris viu na mídia social que eu tinha sido rebailed até o final de março. Eu não tinha percebido que uma pessoa poderia ser rebailed sem saber.

A Polícia Metropolitana passou papéis ao Crown Prosecution Service em 10 de Fevereiro de 2014. O CPS informou que vai oferecer uma decisão definitiva em 26 de março Em 20 de março, eles me rebailed até maio 7. Em 2 de maio, I foi socorrida até 7 de julho, porque o CPS necessário para obter “informações de terceiros ‘.

Era óbvio, uma vez que o caso contra mim era fictício, o CPS esperava alguém pode vir para a frente. Este é um aspecto particularmente sinistra de fiança ilimitada – a esperança de que se alguém é realizada no longo público suficiente, uma nova pessoa acabará por acusá-lo.

Em 30 de junho, eu estava rebailed até Setembro de 15. A razão dada foi que a polícia precisava reinterview meu acusador. No final de agosto, eu aprendi minha acusador nunca tinha sido re-entrevistadas.

Na verdade, eu foi socorrida até o dia após novo julgamento de Dave Lee Travis foi devido ao fim. Eu acredito que o CPS não queria que o júri de saber que um ex-Radio 1 DJ era inocente e que ele usa casos individuais como peões em um jogo de xadrez de relações públicas.

Quando se tornou evidente o julgamento Travis iria além de 15 de setembro, eu acreditava que eu seria rebailed novamente. Em 12 de setembro, eu estava – desta vez até outubro, 6 uma data que foi posteriormente prorrogado até 13 de outubro.

12 de setembro também foi o dia em que acusações foram apresentadas contra o Dr. Michael Salmon, que trabalhava no hospital de Stoke Mandeville, quando Jimmy Savile estava lá.

O padrão era agora claro. Eu estava sempre rebailed em “ganhar dias”, quando houve um desenvolvimento Yewtree proeminente, portanto, um dilúvio de publicidade que ofuscou o meu caso. Eu também estava rebailed no dia Max Clifford foi condenado e, no dia Rolf Harris foi condenado. O CPS foi aparentemente sentado em mim por tempo indeterminado e não queria que o público soubesse. Os deputados da comissão, tendo lido minha linha do tempo, estavam em descrença com o número de vezes em que foi socorrida.

Muitas pessoas, ao expressar simpatia, têm enfatizado o elemento de perda. Considerando tanto a renda cancelada e despesas legais, o total financeiro é mais do que £ 200.000, que eu nunca pode recuperar. Rádio BBC deixou de pagar-me no momento em que foi nomeado na imprensa. I tornou-se instantaneamente incapaz, e não recebeu novas ofertas.

Resolvi sobreviver e conseguiu perder uma pedra. Mas todos os dias eu sofri seis ou mais ataques de raiva, o que resultou em um medo de atravessar pontes, porque eu não queria me encontrar do outro lado do Tamisa da minha casa South Bank, no meio de um ataque de raiva.

A maioria dos meus relacionamentos de longo prazo com organizações também foram perdidos. Instituições de caridade que eu tinha ajudado a fundar ou fundo me ignorou. O Partido Trabalhista, para o qual eu levantou fundos para mais de 25 anos, me evitado. Apenas cinco organizações ficou ao meu lado. Vou apoiá-los para o resto da minha vida.

Existe uma perda maior. Eu perdi minha fé no sistema judicial britânico. Ninguém ama um país mais do que alguém que escolheu viver lá. Quando cheguei aqui da América aos 21 anos, eu acreditava que a Grã-Bretanha teve maior cultura do mundo, tanto de alta e popular. Eu tinha certeza que o Parlamento foi o maior legislador do mundo de fala Inglês. Imagine o quanto eu amava este país. Imagine a minha decepção quando se traído, psicologicamente torturado e me abandonou. Meu amor sem reservas para a Grã-Bretanha tem sido qualificado.

Grã-Bretanha me perseguiram a partir de 29 de outubro de 2013, a 10 de outubro de 2014. Seus agentes entraram na minha casa no meio da noite, tirou minhas posses, me prenderam em alegações forjadas, me desgraçou na mídia nacional, me privou do emprego e me manteve sob fiança por 12 meses, embora eles sabiam que tinham nenhum caso contra mim.

Estas são as ações de um estado totalitário. Mas a coisa mais surpreendente é que nenhum dos envolvidos acha que eles vivem em um estado totalitário. Eles se esquecem que os papéis que desempenharam na minha perseguição. Isto inclui policiais, jornalistas, os CPS e as organizações que me evitado por medo de mácula.

Nenhum deles deu origem à caça às bruxas, mas todos foi junto com ele por causa de resistir a ela exigiu mais coragem do que eles poderiam convocar.

O povo da Grã-Bretanha sempre foi maravilhoso para mim. Eles me deram um lar, uma educação de qualidade e uma carreira além dos meus sonhos. Eles foram pessoalmente amável sempre que eu os conheci. Eles merecem melhor. Espero que lutar por ela. Espero que eles obtê-lo.

Eles disseram que não poderia acontecer aqui. Aconteceu comigo. A menos que haja uma reforma, isso vai acontecer novamente. Isso poderia acontecer com você.

O que você vai fazer sobre isso?

– Paul Gambaccini, “My 50 shades of rage: Fuming at false child abuse charges that ruined his life, veteran DJ Paul Gambaccini turns his ire on his accusers”, Daily Mail, 13.09.2015. http://www.dailymail.co.uk/news/article-3232361/My-50-shades-rage-Fuming-false-child-abuse-charges-ruined-life-veteran-DJ-Paul-Gambaccini-turns-ire-accusers.html

Comentários