“Feministas condenam o trabalho doméstico, mas querem que os homens o faça por elas.”


Fonte:   https://7uvw.xyz/ladodireitodaequidade/antifeministas/laura-perrins/feministas-condenam-o-trabalho-domestico-mas-querem-que-os-homens-o-faca-por-elas/  

– Laura Perrins, jurista e editora do The Conservative Woman, 2017.

 

A jornalista Helen Lewis do New Statesman está frustrada. Muito, muito frustrada. Ocorreu-lhe que, embora o desemprego seja muito, muito baixo, nossos níveis de produtividade também estão estagnados.

Os economistas estão coçando a cabeça por isso há pelo menos um ano. Muitos apontam para a falta de inovação e treinamento pelos empregadores, outros para a libra esterlina, e alguns para um aumento nas mulheres no local de trabalho como um pequeno contribuinte.

Lewis acredita que é para outra coisa: ‘admin de vida’ e empresas inovadoras para fazer com que os clientes façam mais do trabalho. Mas é o ‘administrador da vida’ que realmente chega a ela. Ela gula: o grande esforço envolvido na gestão das vidas dos outros – sejam crianças pequenas ou pais idosos – come nossa concentração e nosso tempo de lazer.

Vamos encarar: esta é a verdade brutal. Basta pensar no aumento da produtividade se todos pudéssemos empurrar nossas avós do ônibus. Seria enorme.

E as crianças, pelo amor de Deus, por favor, não comece com as crianças, o que com suas necessidades e a capacidade de cair dos sofás e quebrar os seus golaços (meu filho de 5 anos). Cada vez Tive um bebê novo, não pensei, que lindo pacote de alegria. Eu sabia que estava apenas adicionando mais admin na minha vida. Eu estava produzindo uma criatura que ‘consumiria minha concentração e meu tempo de lazer’. Meu cérebro merece melhor.

Agora, não estou negando que cuidar de crianças pequenas e pais idosos é, é claro, demorado, mas você não está gerenciando suas vidas: você enriquece sua vida. Os pais idosos e as crianças não são planilhas para serem marcadas, são pessoas com necessidades humanas. Sim, esses deveres atenciosos podem ser esmagadores no tempo, especialmente com pouco apoio – mas isso não é culpa do cuidador nem da avó nem da criança.

O que é ainda mais interessante é como Lewis reconhece inconscientemente os benefícios da especialização do papel dentro da família: é um trabalhador a tempo inteiro e uma ama de casa em tempo integral.

Ela reconhece que, até recentemente, a economia foi construída para homens que trabalham com esposas em casa. (Ela está ignorando, ao que parece, a Revolução Industrial que dependia tanto do trabalho feminino quanto infantil. Quando a revolução acabou, eu acho que essas mulheres e crianças estavam bastante aliviadas ao serem liberadas das fábricas e minas perigosas). Lewis observa: ‘Como alguns dos pioneiros da literatura e da ciência conseguiram fazer tanto no seu campo escolhido: foi tudo o que fizeram’.

Muitos casos, isso foi realmente todos os homens fizeram. Os homens foram dedicados ao campo escolhido e, com a vida doméstica cuidada, inventaram a penicilina, inventaram a máquina a vapor, revolucionaram a construção de automóveis. E todos nos beneficiaram em troca. Lembre-se, se o Ocidente fosse um matriarcado, todos estaríamos vivendo em cabanas de lama.

O que achei absolutamente fascinante, no entanto, foi a solução oferecida por Lewis. É nesta fase do ponto de vista que esperamos o pedido de horários mais flexíveis, trabalho a tempo parcial e, essencialmente, uma enorme regulamentação governamental do mercado de trabalho. Não tão. Sim, ela diz que o reconhecimento adequado do valor da assistência à infância deve ser feito, mas também um retorno à especialização do papel.

Lewis: ‘Claro, há uma solução óbvia para a dificuldade de fazer malabarismos em tempo integral e com o administrador da vida. No final, eu disse a minha amiga que o que ela precisava era simples: uma esposa. ‘Se lhe darmos o benefício da dúvida, e Lewis sendo feminista, o que ela quer dizer é um marido que fica em casa, em outras palavras, papel especialização.

Esse tipo de conselho vem tocando círculos feministas por um tempo. Case-se com um homem que apoiará sua carreira, ou melhor ainda, se casará com um homem que não terá carreira própria e apoiará o seu. Para o que eu digo – preencha suas botas.

Encontre-o se puder, provavelmente aumentaria a produtividade da mãe no trabalho. Mas eu não vejo isso funcionando em um nível macro, pois as mulheres, especialmente as mulheres de alto rendimento, ainda querem status elevado, homens de alto alcance. Então, Lewis está batalhando com a biologia aqui. Eu tenho uma boa idéia de quem vai ganhar.

– Laura Perrins, “Laura Perrins: Every feminist needs a wife (or at least a househusband)”, The Conservative Woman, 21.08.2017. https://www.conservativewoman.co.uk/laura-perrins-every-feminist-needs-wife-least-househusband/

Comentários