“Homens que foram estuprados pela mãe não denunciam porque são descreditados e até culpabilizados.”


Fonte:   https://7uvw.xyz/ladodireitodaequidade/pesquisas/australia-pesquisas/homens-que-foram-estuprados-pela-mae-nao-denunciam-porque-sao-descreditados-e-ate-culpabilizados/  

– Dra. Lucetta Thomas, Universidade de Camberra, Austrália, 2017.

“Lamento muito ter trazido tanta dor”, escreveu Marcus * na sua última carta: “Obrigado por cuidar de mim. Eu sei que não mereço.”

Marcus morreu por suicídio há dois anos e, quando o fez, deixou a mensagem da pesquisadora Lucetta Thomas, da Universidade de Canberra.

A frase que ficou com ela era esta: “O único curso de ação é para você fazer algo positivo, como terminar o PhD”.

Para um estranho, estes podem ser entendidos como palavras simples de encorajamento. Lucetta conhecia seu significado real; Este foi um apelo final urgente.

O doutorado que ela está escrevendo atualmente é sobre filhos que foram abusados ​​sexualmente por suas mães biológicas – assim como Marcus tinha sido.

Desde que o conheceu, Lucetta testemunhou que Marcus estava lutando para entender o que aconteceu na infância.

“Ele não foi apenas abusado sexualmente por sua mãe desde uma idade muito jovem, mas quando ele envelheceu e conseguiu fisicamente impedi-la de abusar dele, ela contratou outro amigo para ser seu braço forte para que ela pudesse continuar os atos de violência sexual contra Ele “, explica Lucetta.

“Quando Marcus morreu, eu sabia que tinha que terminar a pesquisa. Não queria que isso acontecesse a mais ninguém. Eu queria que esses homens soubessem que não estão sozinhos e não é culpa deles. Há ajuda lá fora “, diz ela.

Acontece que Marcus está longe de estar sozinho. Para o estudo de Lucetta, 94 homens que foram abusados ​​por suas mães preencheram pesquisas on-line. Com esse número, ela entrevistou 23 homens ao longo do telefone.

“O abuso geralmente começou antes que a criança atingisse a puberdade, quando a criança ainda era bastante jovem, então eles realmente não tinham idéia do que estava acontecendo, mas ainda estavam sendo coagidos ou manipulados para realizar atos sexuais”, diz ela.

Enquanto alguns meninos eram mentalmente coagidos em “uma relação sexual completa” com sua mãe, Lucetta explica que outros estavam no final de recepção de “violência incrível” se eles tentassem resistir. As mães também podem retirar as necessidades humanas básicas, como alimentos e abrigo.

Hamish, * agora em seus 50 anos, tinha 12 anos a primeira vez que ele lembra fazer sexo com sua mãe.

“Ela tinha esse quarto grande e se alguma vez ficássemos doentes ou algo assim ficamos na cama. Um dia, ela acabou de iniciá-la, ela apenas começou a tocar-me e isso simplesmente foi de lá.

“Ela aproveitou o fato de eu estar entrando na puberdade e me fez sentir importante e especial”, ele me diz.

A partir desta distância Hamish agora entende que ele era apenas uma criança quando o abuso ocorreu; Ele não conseguiu consentir sexo com um adulto em uma posição de poder.

No entanto, no entanto, era uma história diferente: “Eu pensei que estava gostando e pensei que era adulto”.

Apesar de crescer em um subúrbio rico e ir a uma escola particular, a vida em casa era difícil. Sua mãe solteira sofria doenças físicas freqüentes, como pneumonia e pleuresia. Em retrospectiva, Hamish acha que sua mãe também estava mentalmente indisposta.

“Era uma boa casa para estar quando minha mãe estava de bom humor e era uma casa horrível estar quando ela não estava”, ele diz, “ela ameaçaria nos matar e ela trancaria todos os Janelas e ligue o gás “.

“Eu me machuquei”, continua Hamish, apontando para uma cicatriz de décadas de idade no topo da cabeça dele.

Especialmente quando sua mãe estava doente, Hamish cozinhou, limpou e foi às lojas para obter comida para a família.

“Ela me viu como um tipo de relação de facto, não tenho dúvidas sobre isso. Ela dizia: ‘Você é o homem da casa’ “, lembra.

Enquanto isso, sua mãe o advertiu para ficar quieto sobre sua relação sexual.

“As pessoas não entenderiam, você nunca pode contar a ninguém”, disse ela a Hamish.

A verdade é que Hamish não tinha ninguém para divulgar o abuso – e mesmo que ele fizesse, estava aterrorizado em dividir sua família.

“Você está fisicamente e mentalmente preso neste relacionamento e você não pode sair disso”, diz ele.

Esta não é uma entrevista fácil. Quando pergunto o que atravessou a cabeça durante esse período em sua infância, Hamish luta para formar uma resposta. Como tantos homens em sua posição, a angústia não está nas palavras, mas no silêncio.

“[Eu] passei a maior parte da minha vida tentando reprimir esses pensamentos e memórias”, ele diz, “eu não conversei com ninguém há 30 anos sobre isso”.

Quando tinha apenas 15 anos, a mãe de Hamish morreu. Ao deixar claro que ele não desejava sua morte, Hamish é contundente: “Ela me fez um favor … sempre senti que isso me permitiu, em alguns aspectos, continuar minha vida”.

Ele trabalhou muito para fazer exatamente isso. Hamish casou-se no início dos anos 90 e gerou dois filhos de quem ele é extremamente orgulhoso.

Cerca de 10 anos atrás, uma notícia de televisão levou-o a mencionar brevemente o abuso sexual da infância a sua esposa. Após a divulgação, ele prontamente lhe disse: “Nunca mais quero falar sobre isso nunca”.

Refletindo silenciosamente sobre isso, ele diz: “É muito difícil dizer a alguém que você ama”, por sinal, minha mãe abusou de mim e eu fiz sexo com minha mãe “.

Fiel a sua palavra, Hamish nunca mais discutiu com sua esposa – algo que ele viveu para se arrepender.

“Eu amo minha esposa e durante muito tempo tivemos um bom relacionamento, mas esta coisa [o abuso] veio entre nós”, diz Hamish, “isso enxergou lentamente nossa relação”.

“Nosso casamento nunca foi o mesmo depois que eu disse a ela sobre minha mãe … apenas dizendo que ela não era suficiente, precisávamos obter ajuda”, diz ele.

Há três anos, Hamish teve um caso e seu casamento se desvendou. Como resultado, perdeu sua esposa e seus negócios.

“Eu gostaria de ter ajudado juntos, você sabe? Eu ainda posso me casar agora se eu tivesse ajuda. Mas não estou “, ele diz com uma dor inconfundível.

Apesar disso, Hamish já não sente raiva quando se trata de sua mãe.

“Eu sinto muito por ela que ela não podia ver o que estava fazendo estava errada”, diz ele.

É uma situação incrivelmente confusa para as vítimas, explica Lucetta, porque “os meninos ainda amam sua mãe” e apenas como Hamish, “eles não querem que a família se separe”.

Lucetta diz que os homens que foram vítimas como garotos são dissuadidos de divulgar o que aconteceu devido ao medo real de não ser acreditado ou ser culpado pelo abuso materno.

“A sociedade diz que os machos são realmente instigadores de qualquer tipo de relação sexual, de modo que a criança lida com o trauma dizendo:” Devo ter instigado isso “, diz ela.

Lucetta recrutou os homens para sua pesquisa com relativa facilidade. Isso pode levar a assumir que esse tipo de abuso é comum. Contudo, frustrantemente, parece não haver dados confiáveis ​​sobre a sua prevalência – incluindo a Pesquisa de Segurança Pessoal realizada pelo Australian Bureau of Statistics.

A maneira como Lucetta vê isso, a falta de dados leva à falta de consciência pública e aceitação do abuso sexual de mãe a filho e à falta de “apoio e assistência para essas vítimas masculinas pelos profissionais da saúde”.

Ian, * 70, também foi abusada sexualmente por sua mãe. Ao contrário de Hamish, aconteceu quando ele era uma criança muito mais nova.

“Eu posso lembrar o que a vagina sentiu, posso me lembrar do que o corpo dela sentiu e eu, quando criança, sentia-me muito apeado”, lembra.

Até os oito anos de idade, Ian diz que dormiu na cama de sua mãe e foi convidado a realizar atos sexuais sobre ela, como chupar seus mamilos.

“Eu a odiava por causa do abuso”, ele diz, “eu tinha uma lista de pessoas que queria morrer e ela estava nessa lista”.

A dinâmica familiar foi complicada. Ian, seus dois irmãos, mãe e seu marido – vamos chamá-lo de John – viveram na pobreza no sul da Austrália rural.

“Eu nasci ilegitimamente”, diz Ian, “e ele [John] sabia disso porque ele não estava dormindo com minha mãe”.

“Toda a minha vida senti culpa e vergonha porque não deveria ter existido”, diz ele.

Crescendo, Ian “existiu” em vez de viver. John chutou a mãe de Ian e seus filhos para fora da casa várias vezes.

“Eu fui evitado, eu não queria. Eu senti isso mesmo de meus primos, tios e tias, avós “, diz Ian.

Para Ian, o abuso da infância “manipulou minha sexualidade e afetou minha capacidade de operar como pessoa”.

“Como você pode ter uma relação sexual saudável? Como você pode se tornar pai, marido, avô? “, Ele pergunta.

Ao longo da idade adulta, Ian foi atormentado por sentimentos de isolamento, culpa, baixa auto-estima, depressão e ansiedade. Ele também lutou com uma “vida sexual disfuncional” e tentou suicidar várias vezes.

Ian descreve “uma paralisia” dentro dele e afirma: “Eu não acho que amei ninguém na minha vida [e] não sabia o que era o amor”.

Embora Ian ainda esteja casada com sua esposa e tenha estado por quase 50 anos, ele confessa ter uma série de assuntos extraconjugais e visitar escoltas para sexo.

Em um momento mais leve, ele se refere a ele como “uma ótima forma de terapia”.

Somente nos últimos seis anos – e depois de décadas de aconselhamento e terapia – Ian sente que ele começou a se recuperar.

“Sinceramente, acredito que [sua mãe] provavelmente tenha sido abusada sexualmente”, ele diz, acrescentando: “Sinto pena por ela”.

“Eu tive que perdoar minha mãe atrasada para se recuperar”, explica Ian.

No contexto da pesquisa de Lucetta, Ian é incomum porque se considera mentalmente saudável.

Ela diz: “De todos os machos com quem falei, eu diria que apenas um realmente concordou com o que aconteceu com ele”.

O abuso sexual de “esses homens, quando os meninos são muitas vezes altamente traumáticos e às vezes extremamente violentos e impactados em seu desenvolvimento psicológico, biosocial e físico”, diz Lucetta.

Longe de curar ao longo do tempo, os impactos desse abuso sexual infantil de mãe a filho parecem continuar.

“Parecia haver uma recorrência do trauma acumulado ao longo dos anos”, diz ela, “então, no final dos anos 30, realmente estava começando a se tornar um problema para eles”.

Como adultos, a maioria dos homens no estudo de Lucetta sentiu-se “muito preso, muito isolado, muito com medo e muito inseguro sobre como obter ajuda e entender a dinâmica de poder a que foram submetidos”.

“Um cavalheiro, infelizmente, estava completamente ligado à casa. Ele basicamente sentiu que era completamente impossível confiar em alguém ou estar na sociedade porque ele tinha tão pouco auto-estima “, diz ela.

De acordo com Lucetta, as crenças da sociedade sobre gênero estão impedindo efetivamente uma coorte de vítimas masculinas que divulguem seu abuso e acessando suporte.

“Eles experimentaram as mesmas formas de trauma, as mesmas formas de abuso sexual e abuso emocional e psicológico que qualquer vítima de abuso sexual ou agressão sexual e eles precisam ser levados a sério e precisam ser acreditados.

“É hora de quebrar a visão longa das mães como mulheres sempre gentis e carinhosas, de modo que o abuso sexual de filhos por sua mãe biológica seja reconhecido”, diz ela.

Por parte de Hamish, ele pede a outros sobreviventes de abuso de mãe a filho que busquem ajuda.

“Você não pode simplesmente enfiá-lo e pensa que vai desaparecer, porque nunca se afasta”, diz ele. E ele saberia.

* Os nomes e alguns detalhes pessoais foram alterados por motivos de privacidade.

– Ginger Gorman, “Unspoken abuse: Mothers who rape their sons”, news.com.au, 21.01.2017. http://www.news.com.au/lifestyle/real-life/true-stories/unspoken-abuse-mothers-who-rape-their-sons/news-story/25ad244866c90d0bceac6094e2523a7e

Comentários