“Mulheres também são sexistas.”


Fonte:   http://7uvw.xyz/ladodireitodaequidade/anne-marie-slaughter/mulheres-tambem-sexistas/  

– Anne-Marie Slaughter, Reitora da Escola de Política Pública e Internacional, Universidade de Princeton, EUA, 2016.


Anne-Marie Slaughter:
Praticamente todas as mulheres que eu conheço e a maioria das mulheres em minhas platéias têm profundamente enraizado estereótipos sobre homens na casa. Eu certamente deliciar-los eu mesmo. Muitas vezes eu rir com outras mulheres sobre “masculino de vista”: esse fenômeno quando um homem abre um armário na cozinha, olha fixamente para a frente, e depois grita: Normalmente, ele está bem na frente dele “Onde está a manteiga de amendoim?”. Eu também tenho dito muitas vezes que “o meu marido acredita em Papai Noel”, porque tanto quanto ele está preocupado Natal aparece magicamente, meias e tudo. Com uma audiência de mulheres, esta linha nunca deixa de dar uma risadinha conhecimento.

Uma certa quantidade de provocação gênero é completamente bem e engraçado. Dado que a nossa casa é três homens e eu, todos nós entrar em abundância de olho rolando sobre as diferenças de sexo masculino e feminino. No geral, estou feliz em reconhecer e abraçar as diferenças de gênero.

Mas eu não estou falando sobre a diferença aqui. Eu estou falando sobre a superioridade presumida: as maneiras em que a maioria das mulheres americanas realmente acho que somos melhores do que os homens em todo o âmbito doméstico, desde crianças a cozinhas. Sobre as coisas que realmente não quero desistir. E sobre os papéis muitos de nós querem homens para jogar e os papéis que estão dispostos a deixá-los jogar.

Considere o seguinte cenário. Você anda em seu escritório em seu primeiro dia de trabalho e seu chefe, um homem, diz: “Eu evoluíram biologicamente para fazer este trabalho melhor do que você pode, mas eu vou deixar você tentar. Para ter certeza de que está bem feito, no entanto, vou deixar-lhe instruções detalhadas para cada tarefa individual. E quando viajo, vou chamar a cada duas horas para se certificar de que você está seguindo essas instruções ao pé da letra”.

A maioria das mulheres se queixam de imediato aos recursos humanos e, talvez, começar a considerar uma ação judicial. Mas quando eu descrevo esta cena hipotética para o público de mulheres, o riso começa a ondular ao longo das linhas pelo tempo que eu chegar ao “Vou deixar você instruções detalhadas.” Esta é precisamente a forma como a maioria de nós tratamos os nossos maridos ou cônjuges quando nós deixá-los em guarda dos filhos. Quando eu apontar nossos próprios padrões duplos, a este respeito, padrões duplos que temos há muito tempo ferozmente rejeitadas no local de trabalho, eu vejo um número de mulheres que procuram um pouco envergonhado. Mas, inevitavelmente, pelo menos uma mulher na público vai levantar a mão e dizer o que muitos outros estão pensando: “Mas eles realmente não sabem como fazer.”

“Você tem alguma ideia do que a casa ficaria como se eu não estivesse lá?”

“Meu marido iria alimentá-los de pizza todas as noites.”

– Anne-Marie Slaughter, “Women are sexist too”, TIME, 29.06.2016. http://time.com/women-are-sexist-too/

Comentários