"Estupro é ruim mas não é pior coisa do mundo. A morte é pior. A dramatização só piora."


Fonte:   http://7uvw.xyz/ladodireitodaequidade/uncategorized/estupro-ruim-pior-mundo-morte-pior-dramatizacao-piora-2/  

– Fay Weldon, escritora inglesa, autora de A Vida e os Amores de uma Diaba, 1998.



Seus romances são retratados como “como uma bebida forte” – agora as opiniões de Fay Weldon sobre agressão sexual estão dando uma sacudida em muitas mulheres. Em uma entrevista à Radio Times, a prolífica autora disse que a sociedade “dramatiza” o estupro ao categorizá-lo como um crime especialmente repugnante. Weldon disse à revista que o estupro “não é a pior coisa que pode acontecer a uma mulher”, e insistiu que ela falava por experiência própria.

Falando no programa Today, da Rádio BBC 4, ela disse: “Estupro é ruim, mas a morte é pior.”

“O que eu estou tentando dizer não é que o estupro é bom – é o oposto de bom – estou apenas dizendo que se você está vivo e não traumatizado, então há coisas piores que podem acontecer com você.”.

A autora, 66, de A Vida e os Amores de uma Diaba, também atacou a noção de que estupro é uma questão de poder, não de sexo. Weldon disse que ela tinha sido vítima de uma tentativa de estupro quando um amigo a atacou quando ela era uma menina em um táxi.

“Foi ruim, mas não o suficiente para acabar com a minha percepção dos homens”, disse ela. “O homem no táxi simplesmente queria sexo.”

“Agora é muito fora de moda dizer isso, mas o estupro realmente não é a pior coisa que pode acontecer a uma mulher. Se você está salva, viva e sem traumas depois do evento.”

Ela acrescentou: “Definindo-o como um crime particularmente terrível pode até ser contraproducente. Eu gostaria de vê-lo dissolvido para as mulheres e desdramatizado para os homens, devolvendo-o à categoria de agressão física grave.”

Os comentários de Weldon foram rapidamente atacados por grupos de mulheres que trabalham com vítimas de estupro. Uma porta-voz Women Against Rape os chamou de “ultrajante”.

Julie Donovan da Campanha Contra a Violência Doméstica, acrescentou: “Fay Weldon está falando bobagem.”

Mas a autora de mais de 20 romances antecipou seus críticos. Ela disse que já havia chegado na “próxima fase do feminismo”, enquanto outros ficaram para trás.

“Algumas pessoas nascem um gole à frente”, disse ela.

“Eu sempre estive vários anos à frente do meu tempo. Esse tem sido o meu problema ao longo da vida. As pessoas não sabem ainda, mas eles chegam lá.”

“Fay Weldon: Rape isn’t the worst thing that can happen”, BBC, 30.06.1998. http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/122813.stm

Comentários