“Homens: não se rendam à domesticação da sociedade feminista. Sejam homens.”


Fonte:   http://bit.ly/2f0WBwZ  

– Jennie Cummings-Knight, psicóloga inglesa, 2016.

Como mulher, comecei a perceber que algo estava errado com as percepções de identidade do sexo masculino, quando comecei aconselhamento formação em 2001.

Sentado em um grupo de desenvolvimento pessoal com apenas dois homens presentes (um era um instrutor, um era um estudante) Pedi aos homens como se sentiram sobre ser homens em um ambiente predominantemente feminina. O estagiário não tinha uma resposta -, mas o treinador disse: “bem … Eu realmente não me considero um homem como tal neste cenário – estamos apenas a todas as pessoas e todos nós somos diferentes”. Essa resposta me fez ponderar e foi o início da minha própria investigação sobre questões de identidade do sexo masculino no Reino Unido.

Quatorze anos depois, no que eu chamaria de uma sociedade “pós-feminista”, vejo evidências em uma base regular de homens que parecem sentir que eles precisam para se desculpar por ser do sexo masculino, e que definitivamente se sentir intimidado por alguns dos fêmeas poderosos no local de trabalho. Para o meu mestrado em Integrative Aconselhamento (2008) minha dissertação foi chamado de “Explorando a identidade masculina em um ambiente terapêutico.” [1] O grupo de foco que eu configurar produziu alguns dados interessantes:

“Eu vim contra algumas mulheres extremamente competentes, que me fizeram … envergonhado com a minha … masculinidade ser tão fraca em comparação …”

“… Gerente que tem fenomenal … inteligência, capacidade, empatia, sentido do self, tipo de me deixa louco – Eu realmente admiro e respeito ela – e me sinto muito pequeno em comparação”

“Estou absolutamente convencido de que tenho sido intimidado … como um homem … Eu acho que às vezes as pessoas usam sua sexualidade como uma armadura atacando”

Bazzano (2007) fala sobre “a emasculação dos homens na psicoterapia contemporânea” e isso é algo que minha pesquisa apareceu para confirmar.

Houve um tempo em que a sociedade celebrou as diferenças entre macho e fêmea. Afinal de contas, é diferença que desencadeia inspiração, diferença que atrai, diferença que inspira. Agora parece que estamos em uma cápsula com medo hermeticamente fechado onde estamos com tanto medo dos “polícia do pensamento” que não nos atrevemos a sair com quaisquer declarações “sexistas”.

Um professor aposentado explicou-me recentemente como a necessidade de conformar-se é difícil com fio em crianças desde o início. Ele observou mais de 30 anos de ensino que certos padrões são sempre reproduzidas. Pediu para tirar uma foto de uma casa, uma criança rotineiramente viria com um quadrado, janelas nos quatro cantos, porta no meio, o fumo que sai de uma chaminé central, uma linha para o céu e um sol que parece um aranha para um lado. Essa casa realmente não existe em qualquer lugar – mas não deixa de ser reproduzido continuamente.

Qualquer um que sugere uma ideia que não se encaixam com o status quo normal é sempre suspeito – e os cientistas e inventores no passado, muitas vezes teve um momento muito difícil do mesmo.

Nós agora vivemos em uma época onde está na moda no Ocidente para slate o macho – e para exaltar a fêmea – e sugerir que, para uma mulher forte, um homem pode ser supérfluo requisitos.

Falando pessoalmente, eu celebrar as diferenças entre macho e fêmea, e apreciar a atração misteriosa que existe para mim no sexo masculino para encontros femininos. Não precisam ser analisados – mas eu estou tão feliz que ele está lá em tudo, em primeiro lugar. Mesmo os homens homossexuais [2] [3] admitir abertamente a encontrar mulheres atraentes – não apenas de uma forma sexual – mas o “oppositeness” ainda está presente.

O dilema permanece, se os homens vão acabar por pedir desculpas para a sua existência ou não, como mulheres demanda e demonstrar cada vez mais a necessidade de sua independência e autonomia?

Qual deve ser a resposta dos homens? Eu sugiro que os homens têm que encontrar e desempenhar seus talentos naturais – isto é, ser homens … e resistir à pressão sutil para tornar-se “domesticados e administráveis” para as mulheres em suas vidas – seja no trabalho ou no lazer.

[1] Exploring Male Identity in a Therapeutic Setting, Cummings-Knight, J (2008) York St John University

[2] http://bit.ly/2eEWTfR

[3] http://bit.ly/2eWviVS Gok Wan

– Jennie Cummings-Knight, “Female counselor says men are increasingly ashamed of their masculinity”, insideMAN, 28.01.2016. http://bit.ly/2eESj1d

Comentários