‘Sejamos Todos Feministas’ é a cartilha do governo sueco


Fonte:   http://bit.ly/2d51klO  

– Suécia, 2015.

O livro “Sejamos Todos Feministas” da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie está sendo distribuído de forma gratuita para os moradores de 16 anos naturais da Suécia. A versão traduzida para o idoma local começou a ser vendida nesta terça-feira, e a editora responsável pela obra no país, a Albert Bonniers, anunciou o projeto junto com o lançamento da publicação. A ação está sendo realizada nas escolas e tanto homens quanto mulheres na idade estipulada ganham uma cópia do livro.

O primeiro local a receber foi o instituto Norra Real, na capital Estocolmo. O objetivo da iniciativa, uma parceria entre a editora, Associação das Nações Unidas no país escandinavo e Lobby das Mulheres da Suécia, é “funcionar como um catalisador para uma discussão sobre a igualdade de gênero e feminismo”. O projeto pretende distribuir mais de 100 mil cópias do livro e levar para as salas de aulas debates sobre diversidade sexual.

Na sessão de lançamento de “Alla borde vara feminister” (título em sueco), foi reproduzido um vídeo que Chimamada gravou especialmente para a ocasião. “Eu sou feminista porque eu quero viver em um mundo que é mais justo. Sou feminista porque quero morar em um mundo onde nunca seja dito a uma mulher o que pode ou não pode fazer simplesmente por ser mulher”, afirma a autora, que também escreveu a obra “Além do Sol Amarelo”.

A nigeriana vai além e afirma que deseja para as sociedades futuras que homens e mulheres possam viver de maneira mais feliz e não sejam dominados por questões de gênero. “Quando eu tinha 16 anos, eu não sabia o que femininismo significava. Eu acho que nem conhecia esta palavra. Mas eu era feminista. Espero que todos da Suécia que lerem o livro nessa idade também decidam que são feministas. E também espero que um dia não precisemos mais ser feministas, porque viveremos em um planeta mais justo e igual”.

A presidente do Lobby das Mulheres, Clara Berglund, afirmou estar ansiosa para debater com os estudantes a obra. “Este é o livro que eu queria ter dado a todos garotos da minha turma quando eu tinha 16 anos. Por isso é tão importante contribuir com esse projeto. É um presente para os alunos, mas também para nós mulheres e pra as futuras gerações”.

“Sejamos Todos Feministas” é uma adaptação de uma palestra de Chimamanda na conferência “TED Talk” de 2013, na qual a autora combinou sua experiência de vida na Nigéria com uma análise sobre o feminismo moderno. Parte do discurso foi introduzido na música “Flawless”, da cantora norte-americana Beyoncé.

Assista ao vídeo gravado por Chimamanda Adichie para o lançamento de “Sejamos Todos Feministas” na Suécia:

– Correio do Povo, “‘Sejamos Todos Feministas’ é distribuído para jovens na Suécia”, 4.12.2015. http://bit.ly/2cJwTyN

Comentários