Vítima de estupro acusa suspeito errado com 100% de certeza, e ele fica preso por 11 anos


Fonte:   http://bit.ly/294Vt9a  

– FOX News, 2009.

Por 11 anos, uma mulher da Carolina do Norte dormia confortavelmente, com a certeza de que ela tinha colocado o homem que a estuprou na prisão para a vida. E por 11 anos, que o homem suportou as intermináveis dias de confinamento orando para que algum dia, de alguma forma, a sua inocência seria provada.

Na terça-feira, Jennifer Thompson-Cannino eo homem que ela erroneamente colocado na prisão, Ronald Cotton, compartilhou um sofá no show de hoje como eles disseram co-host Meredith Vieira um conto sobre dor e redenção – e os truques que a memória pode jogar em pessoas com as melhores intenções.

“Isso pode acontecer a qualquer um. E espero que não aconteça com eles “, disse Cotton Vieira.

Amigos e co-autores

Hoje ele e Thompson-Cannino são melhores amigos. Na verdade, eles escreveram um livro juntos: ‘Escolhendo Cotton: Um Diário de injustiça e Redenção’. Eles às vezes viajam juntos também, dando palestras sobre as formas de memória pode nos enganar, e eles estão trabalhando para mudar a forma como a polícia conduta foto lineups.

Eles também são um testemunho do poder do espírito humano. Quando a evidência de DNA, em última análise provou que outro homem cometeu o estupro e Cotton foi libertado, Thompson-Cannino foi consumido pela culpa e vergonha. Ela também estava com medo de que o homem de quem ela sentiu que tinha roubado 11 anos tentaria vingar sobre ela e seus filhos trigêmeos.

Mas Cotton há muito havia perdoado. “Eu não podia continuar a servir o meu tempo nos rancores de retenção do sistema prisional e pensando em retaliação contra uma pessoa que fez um erro honesto. Eu tinha que continuar na vida independentemente “, disse Vieira.

Em 1984, Jennifer Thompson tinha 22 anos e um estudante em Elon College na Carolina do Norte, quando um homem invadiu sua casa durante a noite e estuprou. Como ele a agrediu, ela memorizado o rosto, sua voz, tudo o que podia sobre ele. Ela destina-se para sobreviver, e quando acabou, ela queria colocá-lo na prisão pelo que fez.

Após o estuprador agrediu, ela se ofereceu para fazer-lhe uma bebida, e quando ele concordou, ela fugiu da casa, enrolada em um cobertor. Um casal que vive ao lado deixá-la em sua casa e chamou a polícia. Depois de ser tratados por seus ferimentos, Thompson-Cannino ajudou a polícia a traçar um retrato falado de seu agressor.

“100 por cento certo”

Sua descrição de parecer encaixar Cotton, que era a mesma idade da vítima. Ele teve vários pequenos arranhões com a lei, e vários anos antes, quando ele tinha 16 anos, ele se esgueirou para dentro do quarto de sua namorada através de uma janela e foi apanhado aconchegar com a menina pela mãe. A mãe chamou a polícia, e Cotton foi acusado de vários crimes, incluindo arrombamento e invasão e agressão sexual. As acusações foram, eventualmente, todos demitidos, mas o nome e foto de Cotton tiro estavam agora em arquivo.

Os investigadores mostraram Thompson-Cannino uma série de fotos de possíveis suspeitos. Ela agora sabe que sua mente estava tentando encontrar a pessoa no grupo que se parecia mais estreitamente o esboço ela havia ajudado a polícia artista empate.

“Há seis fotografias em frente de mim, de modo consciente que estou tentando descobrir a pessoa na linha fotográfica que mais se assemelha ao esboço, ao contrário do atacante real”, disse Vieira.

Jenniver Thompson-Cannino pegou Ronald Cotton (No. 2) fora deste Formação da polícia e enviou-o para a prisão por um estupro que não cometeu.

Ela pegou Cotton. Mais tarde, a polícia o colocou em uma programação física e ela pegou-o novamente. “Foi 100 por cento certo”, disse ela.

Durante muitos desses anos de prisão, Cotton realmente sabia quem era o estuprador real. Seu nome era Bobby Poole, e ele caiu na mesma prisão como Cotton. Os dois tinham uma semelhança física marcante para o outro, e com o retrato falado de agressor de Thompson-Cannino.

A fragilidade da memória

Cotton ainda perguntou Poole se ele estuprou Thompson-Cannino. Poole negou, mas um dos amigos de Poole disse Cotton o homem confessou a ele. Cotton utilizado essa informação para ganhar um novo julgamento, mas a memória de Thompson-Cannino até agora tinha firmemente substituiu o rosto de seu estuprador com a do Cotton. Quando ela viu tanto Poole e Cotton no mesmo tribunal, ela novamente identificados Cotton como seu estuprador com certeza absoluta.
“Isso é apenas as obras de memória caminho”, Thompson-Cannino agora sabe. “Memory leva certos recursos visuais. No meu caso, depois de fazer um retrato falado, que foi a última visuais que eu tinha em minha memória, e é muito subconsciente. ”
O segundo julgamento veio três anos depois do primeiro, e durante esse tempo, a memória de Thompson-Cannino cimentou a imagem de Cotton como a de seu atacante.

Estas fotos mostram a estreita semelhança entre Ronald Cotton e Bobby Poole, o homem que realmente estuprada Jennifer Thompson-Cannino.

“Agora, três anos se passaram e Ronald Cotton era o estuprador. Período “, disse Vieira. “Isso é como funciona a memória. É tão frágil. É tão facilmente contaminados.”

Os anos de prisão foram um pesadelo, Cotton disse Vieira. “Eu só tinha que me manter em conjunto, o que não foi nada fácil. Eu estava perdendo a minha família, os meus entes queridos. Levei-o dia a dia e espera-se que a verdadeira justiça prevaleceria e abrir uma porta para mim.”

A ruptura de Cotton veio em 1995, quando ele estava assistindo o julgamento de OJ Simpson na televisão. Advogados e investigadores continuou falando sobre a evidência de DNA, algo que ele nunca tinha ouvido falar antes. Entrou em contato com seus advogados, que foram capazes de recuperar uma amostra pequena de esperma do kit de estupro que tinha sido usado para tratar Thompson-Cannino 11 anos antes.

Não havia DNA suficiente na amostra para provar Cotton era inocente e Poole era culpado. E assim, Cotton era um homem livre.

Uma nova vida

“Foi como um sonho tornado realidade. Eu não podia acreditar “, disse Cotton Vieira. “O diretor da penitenciária me chamou em seu escritório e me disse que eu estava indo para casa amanhã. Eu disse a ele, ‘Por favor, não puxe a perna, é já tempo suficiente. ” Mas era verdade. Eu finalmente fui para casa para estar com a minha família e entes queridos.”

Cotton começou a difícil tarefa de começar uma nova vida. Ele tem algum dinheiro em compensação a partir do estado da Carolina do Norte, mas ele também trabalhou em dois empregos para obter-se de volta em seus pés. Casou-se e hoje é o pai de uma filha de 10 anos de idade.

Quanto a Thompson-Cannino, ela foi dilacerado pela revelação de que ela morresse-determinado testemunho tinha preso um homem inocente.

– Mike Celizic, “She sent him to jail for rape; now they’re friends”, Today News, 3.10.2009. Fonte: http://on.today.com/291GQlV

Comentários